25 de abril de 2012

25 de Abril


http://marcoensecomonos.blogspot.pt
Hoje o calendário assinala 25 de Abril de 2012, ou seja, passaram 38 anos desde a revolução dos cravos.
Não vivi antes de 1974 portanto tudo o que possa dizer é fundamentado pelo que ouvi das pessoas que conheceram essa época. Ainda assim, penso que tenho uma noção de como era a vida antes do dia 25 de Abril desse ano.
Infelizmente, o percurso que nos trouxe até ao presente não foi o sonhado nesse dia, o direito à liberdade nem sempre foi respeitado enquanto valor e muitas vezes foram esquecidas as responsabilidades que a liberdade implica. O direito a fazermos o que pretendemos não nos iliba de respeitar os direitos de quem pode ser afectado pelas nossas acções.
Quem viveu a ditadura e se habituou a ter pouco mas vivendo de forma segura, com a sensação de que o poder instalado era mau mas de confiança, tem alguma dificuldade em aceitar que nos dias de hoje o poder seja mau e incompetente. Que possa usufruir da liberdade mas que haja alguma falta de respeito. Que as portas de casa já não possam ficar abertas como acontecia nessa época. Tudo isto leva a que se ouça que “O Salazar faz cá tanta falta”.
Não querendo discutir os papéis, as pessoas e o governos de Salazar e Marcelo Caetano, acho que hoje estamos bem melhor. Acho que o 25 de Abril bem ou mal executado e conduzido, valeu a pena.
É de um valor inestimável podermos ser livres para fazer as nossas escolhas, termos acesso à cultura, vivermos numa sociedade mais justa ainda que possa não parecer, ter acesso a melhores cuidados de saúde e tantas outras coisas às quais não damos valor diariamente porque simplesmente já estamos habituados a elas. É extraordinário podermos dizer o que pensamos por mais absurdo que isso seja, sem que um lápis azul nos censure ou a PIDE nos prenda e torture.
Evelyn Beatrice Hall (escritora inglesa) escreveu numa biografia sobre Voltaire, caracterizando a sua defesa pela liberdade de expressão, “Eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”, foi também por isto que aconteceu o 25 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário